A última rodada da primeira fase do Catarinão 2026 foi realizada neste último domingo, com todos os jogos no mesmo horário e, sem a presença do VAR, já que a Federação Catarinense não consegui dispor de mais uma sala, para a colocação do árbitro de vídeo.
Mas, mesmo assim os jogos transcorreram normalmente e Joinville e Marcílio Dias já entraram na rodada, classificados para o torneio da morte e, as outras duas equipes que irão disputar o temeroso torneio, são Figueirense e Carlos Renaux.
Nas quartas de final, três times entraram classificados sendo o Brusque, o Avaí e o Criciúma. As outras cinco vagas foram acirradas até o apito final, com uma média de 5 gols por jogo.
As duas maiores goleadas da última rodada, foram Chapecoense 6 a 0 no Joinville e Barra 5 a 1 no Concórdia. A rodada teve também as vitórias do Santa Catarina por 3 a 1 diante do Avaí e do Marcílio Dias contra o Carlos Renaux por 4 a 2, na Arena Simon, além dos empates entre Figueirense e Camboriú, em 1 a 1 e Criciúma 3 a 3 com o Brusque.
A classificação do grupo A terminou com o Brusque em 1º com 12, 2º Avaí 10, 3º Camboriú 9, 4º Concórdia 7, 5º Marcílio Dias 6 e 6º Joinville 1 ponto. No grupo B o líder foi o Santa Catarina com 12, 2º Chapecoense e Criciúma 11, 4º Barra 9, 5º Figueirense 7 e 6º Carlos Renaux 4.
A primeira rodada do torneio da morte terá Joinville x Marcílio Dias, na Arena Joinville e Carlos Renaux x Figueirense na Arena Simon, no sistema todos contra todos em jogos de ida e volta, com o primeiro colocado permanecendo na série A, em 2027.
As partidas das quartas de final teremos, no grupo A Camboriú x Avaí no Orlando Scarpelli e Concórdia x Brusque, no Domingos Machado de Lima e, pelo B Barra x Santa Catarina, na Arena Barra e Criciúma x Chapecoense no Heriberto Hulse, em Criciúma lembrando que os times do lado direito dos confrontos realizarão a segunda partida em casa.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Foto: divulgação